As 3 Habilidades entre o Sucesso e o Fracasso

3 Habilidades entre o Sucesso e o Fracasso

Quais são as habilidades que a minoria das pessoas que conquistam sucesso nos seus negócios possuem e as diferem  da maioria que fracassa miseravelmente?

Durante muito tempo bastava você ter um produto ou serviço qualquer e uma boa verba de publicidade para aparecer na TV e rádio que os clientes vinham.

Por muitos anos isso funcionou… até que chegou a internet. Aliás, ela ficou acessível ao consumidor. E isso trouxe uma nova era. E muitas pessoas não desenvolveram as habilidades necessárias para acompanhar.

Mesmo com o fácil acesso à internet e tudo que as pessoas precisam estar disponível, muita gente sofre com falta de clientes, baixas vendas e faturamento decrescente.

Como isso é possível?

Nos últimos anos o consumidor deixou de ser bombardeado por propagandas e começou a ser um pesquisador e crítico.

E com isso o modelo de consumo mudou. O quanto você está adaptado a isso? O quanto você desenvolveu as habilidades do sucesso?

3 Habilidades do Sucesso

Numa escala de 1 a 10, o quanto seu negócio está pronto e preparado para o novo perfil de consumo?

Se você respondeu de 8 para cima, sua nota deve ser 6, pois o ser humano tende a supervalorizar a realidade. Mesmo que você não tenha problemas com vendas, existe um perigo grande (veja mais para frente).

Agora, se você respondeu abaixo de 8, provavelmente está com fluxo de caixa negativo e poucas vendas. A maioria neste caso não tem a mínima noção do que está acontecendo e não sabe exatamente de onde vêm suas vendas e quais ações trazem bons clientes. Este caso pode ser mais sério do que muitos imaginam.

E o que torna diferente as pessoas que realmente conseguem alcançar bons resultados daquelas que fazem um grande esforço para ter um resultado mediano?

São 3 habilidades que eles desenvolvem. Somente 3. Elas são usadas a todo tempo.

E como todas habilidades, ela pode ser aprendida. Pode ser desenvolvida. Afinal, não nascemos sabendo de tudo, mas o que mata qualquer negócio é a pessoa focar somente em adquirir mais habilidade técnica.

Eu sei que habilidade técnica é importante, mas constantemente pessoas reclamam exatamente de: “O meu concorrente sabe menos do que eu, mas vende muito mais!”.

Se isto está acontecendo com você ou no seu mercado, existe uma saída. São nessas 3 habilidades que você deve focar agora!

3 Habilidades do Sucesso

As 3 Habilidades » #1 – Marketing

A todo momento você está fazendo Marketing. A todo momento você está se divulgando. A todo momento existem pessoas procurando soluções para problemas que, provavelmente, você tem nas mãos.

E se existem pessoas procurando soluções para os problemas e você tem estas soluções, o que justifica a falta de clientes para algumas pessoas?

Simples, o marketing delas não existe (ou é fraco). Este foi um dos temas do meu artigo na Exame: Por que a maioria das empresas falham ao usar o Marketing Digital.

Isso acontece porque muitas pessoas confundem Marketing com Publicidade. Muitos confundem curtidas com clientes. Muitos querem fãs enquanto o concorrente quer vendas!

Se você não sabe exatamente quem é seu cliente, o que ele precisa, como abordá-lo, o que oferecer, onde ele está, faltam peças no seu Marketing.

Preste atenção nesta frase:

“O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção.” Seth Godin

E é exatamente isso. O Marketing começa com a ATENÇÃO das pessoas. Pense, quanto conteúdo existe sobre seu mercado? Quantas informações existem dos seus concorrentes? E por que o cliente deve prestar atenção em você?

Esse é o ponto!

Depois que ele presta atenção em você e quer saber mais, partimos para a segunda habilidade importante.

3 Habilidades do Sucesso

As 3 Habilidades » #2 – Vendas

Coloque uma coisa na sua cabeça: NINGUÉM vai vender melhor o seu negócio do que você. Ninguém.

Por mais que você contrate vendedores altamente engajados, VOCÊ é o principal vendedor. Afinal, o negócio é seu!

Trabalhei muitos anos em grandes empresas multinacionais e existiam excelentes vendedores. Todos eles focados em bater metas.

Legal, mas a meta era sempre financeira. Se você não focar em vender solução, você pode até fazer uma venda, mas não terá um cliente.

Percebeu a diferença? Vender e ter um cliente são diferentes!

E a boa venda começa no Marketing. Quando você tem um processo de Marketing bem estruturado, você facilita as vendas. Um grande exemplo é a Apple. Você não vê apelos em vendas. O Marketing faz o trabalho de vender!

E durante um processo de vendas você deve responder algumas perguntas para o seu cliente:

  • Por que devo comprar de você?
  • Por que devo comprar agora e não depois?
  • Por que você pode me ajudar?
  • Por que devo confiar em você?
  • E muitas outras…

Se você responder essas perguntas, as chances de concretizar a venda estão lá nas alturas. Ao responder corretamente, você evita estes 5 maiores erros ao vender online.

E, então, chegou a hora final. A hora de ter a terceira habilidade.

3 Habilidades do Sucesso

As 3 Habilidades » #3 – Negociação

Negociar é uma arte. E, como uma arte, pode ser aprendida. Pode ser desenvolvida.

Como disse, trabalhei mais de 12 anos em Compras de algumas grandes empresas e eu negociava diariamente. Com clientes, fornecedores, chefes, colegas, amigos… com todos!

Negociar é chegar em acordo comum e bom para ambas as partes.

Percebeu isso? Bom para TODAS as partes. Se for bom somente para você, nunca mais o cliente vai querer fazer negócio com você. Se for bom somente para ele, você não vai querer fechar mais nada com ele. Se for ruim para ambos… bom, já sabe né?!

E para cada situação você deve ter um arsenal de técnicas para que, sempre, tenha condições de quebrar objeções e chegar no acordo comum da melhor forma.

Há quem pense que negociar é dar descontos. Coitado de quem pensa (e age) assim.

E você deve estar se perguntando: Hamilton, como posso me desenvolver nestas 3 habilidades?

Bom, existem 2 caminhos que posso te recomendar.

O primeiro caminho é o mais barato!

É você adquirir cursos, treinamentos, consultorias e, mais do que adquirir, aplicar. O treino leva à perfeição.

E muita gente quer consumir somente conteúdos gratuitos. Nada de errado, eu mesmo já consumi (e consumo), mas uma pergunta você tem que responder: o seu MELHOR conteúdo é gratuito ou pago? Acredito que pago né… então você já sabe o que vai encontrar gratuito né.

E existe um outro problema. Algumas pessoas que não podem mais errar, então temos que considerar um outro fator importante: o tempo.

Ou seja, apesar de ser o caminho mais barato financeiramente, ele é muito caro na maior moeda que você tem: tempo.

E para deixar de perder tempo com tentativas e erros, fazer você desenvolver essas habilidades da maneira mais certeira e barata, vêm o segundo caminho: participar da Imersão Connect.

Essa é uma imersão intensa de Marketing, Vendas e Negociação. Tudo que você precisa condensado e lapidado para que você não perca tempo e nem dinheiro com coisas que não funcionam.

Essa imersão Connect será para um restrito grupo de pessoas. São pessoas que vou, literalmente, pegar na mão. Por isso somente aquelas que têm vontade de crescer e fazer um expressivo investimento no seu negócio devem participar.

Aqui neste link você encontra mais informações e o formulário de aplicação.

A pergunta final que deixo para você responder é: até quando você vai ficar fazendo as mesmas coisas e fingir que nada está acontecendo?

Um abraço e te vejo aqui na Imersão Connect.