Vender Online – Os 5 Maiores Erros

Vender Online - Os 5 Maiores Erros

Antes de vender online, gostaria que você fizesse uma pergunta para si mesmo:
Por que você acha que a maioria falha miseravelmente ao tentar Vender Online?

A maioria das pessoas respondem “porque não conseguem segmentar as campanhas”, “porque as ferramentas são muito complexas”, “porque não tem dinheiro para ficar gastando com anúncios” e “porque acho que a linguagem que estão utilizando não atraem o público certo”.

Se você se identificou com alguma dessas respostas, então as informações que vou te passar aqui vão te ajudar a compreender melhor e evitar erros que impedem de ter bons resultados e vender online.

Primeiramente, você precisa manter em mente que a internet é sempre um “meio de”, ou seja, um meio de você se divulgar, meio de você se comunicar com o seu cliente, meio de você vender.

Com isso, de que forma você tem chamado a atenção do seu cliente potencial? Como você mostra o seu produto e/ou serviço e atrai a atenção dele para você? Existe um processo claro que ele tem que percorrer até sua oferta? Você está conseguindo vender online sem muito esforço?

Se a resposta for não, então isso nos leva para o 1º erro que você, talvez, esteja cometendo:

Clareza em Vendas Online

1º ERRO – A FALTA DE CLAREZA DE COMO VENDER ONLINE

Às vezes, as pessoas não têm clareza do próprio negócio e não conseguem vender online porque falta a certeza de quem é o público que ela quer alcançar, o que criar de conteúdos para eles, o que ofertar, e por aí vai.

Ela acha que sabe qual é a oferta que ela tem que utilizar, ela acha que sabe o momento que o cliente compra dela e qual o momento certo que ela traz uma nova oferta para o cliente.

O “achar” já se torna um erro e posteriormente, um problema quando se fala de conseguir vender online.

Para vender na internet é preciso ter certeza, a clareza do seu negócio para começar a transmitir de forma certa a sua missão, visão e valor para o seu cliente.

Como você vai para a internet expandir a sua comunicação se você ainda não possui uma estrutura organizada do seu negócio?

Antes de sairmos de casa para ir ao trabalho, sair com os amigos, ter um encontro, nós temos o costume de nos arrumarmos, certo? Você precisa pensar da mesma forma quando se tratar de ir para o Internet: o seu negócio precisa estar organizado antes de você levá-lo para a internet.

E o que mais vejo são as pessoas que falam: “Ah, a internet está bombando, tenho que fazer Instagram, vídeo, webinário porque é o que está todo mundo fazendo e dando certo”.

Se você faz isso, pare por aqui, porque você está indo direto para o 2º erro quando o assunto é vendas pela internet.

Copiar Vendas Online

2º ERRO – ADAPTAR O QUE OS OUTROS ESTÃO FAZENDO PARA VENDER NA INTERNET

Não pense de forma alguma que é preciso adaptar o que está funcionando para os outros no seu negócio de forma a copiar cada passo, cada item da estratégia de outra pessoa, pois a maioria das vezes não são dessas estratégias que o seu negócio precisa para crescer no mercado.

Já conheci muitas pessoas que foram prejudicadas, gastaram muito dinheiro com ferramentas e cursos, mas fizeram apenas porque alguém estava fazendo assim e dava certo para aquela pessoa.

O maior ativo que você tem para vender online é o seu tempo. Não é dinheiro!

Dinheiro você recupera com o tempo, mas o tempo é algo que não volta. Se você perdeu muito tempo fazendo algo errado tentando usar a internet para vender, esse tempo não voltará para que você se dedique às estratégias certas.

O pior também pode acontecer: você copiar algo que você viu alguém fazendo na internet, mas no fundo não sabe se deu certo para aquela pessoa. E ao tentar vender online, muitos acabam insistindo nisso.

Eu sempre repito isso para as pessoas: Vendas Online não é cópia.

Quer um exemplo? Vamos pegar duas grandes marcas do mercado: Coca-Cola e Pepsi. Ambos são refrigerantes de cola, mas a Pepsi e Coca-Cola precisam fazer a mesma propaganda? O mesmo método? Não! Porque elas possuem públicos diferentes, cada um com sua peculiaridade e isso faz muita diferença na hora de montar estratégias e planejamento de vendas online para um negócio.

Assuma o compromisso de NÃO COPIAR MAIS!

Se inspirar no que a outra pessoa está fazendo não é errado, mas copiar, além de estar errado, é algo que pode gerar inúmeros problemas para você e o seu negócio.

E quando não se sabe o que fazer, muitos caem no 3º erro em vendas online!

Dificuldade Vendas Online

3º ERRO – DESISTIR NOS PRIMEIROS OBSTÁCULOS NA INTERNET

Partindo do “Vendas Online não é cópia”, aqui eu digo para você: Vendas Online também não é matemática.

“Como assim, Hamilton?”, vou te explicar.

Na Matemática, 1+1 é igual a 2. A fórmula é essa e você pode fazer essa conta por aí e eu aqui que vai dar o mesmo resultado.

Agora, vender na internet não tem fórmula totalmente correta e que te assegure 100% de um resultado.

Às vezes, você precisa tentar e insistir naquilo que você está fazendo para começar a colher os frutos dos esforços e é importante quevocê não desista nos primeiros obstáculos que aparecerem.

Persista.

Eu já alerto você que muitas coisas não vão dar certo como você planejou, porém você precisa superar esses desafios. Eu mesmo já errei várias vezes antes de começar a ter os métodos que funcionam para mim, no meu negócio, e conseguir de fato vender online..

E pior do que dar certo ou dar errado é não saber porque deu certo ou errado!

Muitas pessoas ficam perdendo tempo em redes sociais, criando vídeos, fazendo mil coisas e não sabem exatamente o que é que traz o real resultado. E o que não traz. Isso é péssimo para gestão!

Isso acontece, pois às vezes, o seu conhecimento sobre um assunto é limitado e isso é completamente normal. Nem sempre conseguimos enxergar o todo no nosso negócio.

Para não cometer esse erro ao tentar vender pela internet, você precisa de uma ajuda e com isso, você vai precisar evitar o 4º erro da maioria das pessoas que usam a internet para vender.

Mentor Vendas Online

4º ERRO – NÃO TER UM BOM MENTOR

Quem é o seu mentor? Quem é a pessoa que está olhando o seu negócio com uma visão de fora dele?

Em um dos workshop que fiz em São Paulo, eu dei um livro para o pessoal que estava presente com uma frase sublinhada:

“Procure conselhos sábios, mas das pessoas certas.”

Essa frase fez total sentido pra mim! E o que mais vejo são pessoas seguindo diversos “mentores” e, no final, só acabam confundindo ainda mais o que deve fazer para realmente vender online.

O seu mentor vai ser o cara que vai te falar qual a abordagem seria ideal para o seu negócio e para o cliente que você quer ter. Ele vai ser o cara que olha o seu negócio e vai, junto com você, moldando as partes em volta dele até que esteja pronto para dar certo na internet.

Você precisa lembrar que essa pessoa não pode estar só te inspirando, ele precisa ser realmente o seu mentor, ele precisa te ajudar, olhar o seu negócio e falar que talvez você precisa fazer diferente, mudar a sua abordagem em um momento, te alertar que para o seu negócio não funciona a estratégia que você quer.

O bom mentor tem que ter uma vivência maior que a sua e ter expertise em negócios, não somente negócios online.

Por isso, eu sempre digo: da mesma maneira que você é bom para o seu cliente, tem uma pessoa que é muito boa para resolver o seu problema. Fez sentido?

E quando você tem um bom mentor, raramente vai cair no 5º erro em vendas online.

Maneira Certa Vendas Online

5º ERRO – NÃO ESTAR NA INTERNET (DA MANEIRA CORRETA)

Finalmente, chegamos ao nosso 5º erro em vendas online e, provavelmente, o que vai te despertar para querer fazer diferente.

Cada dia que passa e você não está na internet, maior será a entrada de concorrentes nela e menor será a sua fatia de espaço no mercado.

Hoje em dia, está saindo caro não estar na internet e vai ficar mais ainda para aqueles que não pensam em entrar agora e aproveitar essa oportunidade em fazer dar certo as vendas online.

Como a  entrada na internet quase não tem barreiras, você pode entrar rapidamente. E seus concorrentes também!

Se cada dia você tem concorrentes entrando na internet, então cada dia alguém vai pegar essa fatia de mercado, de público que você busca.

Pense nessa situação como um bolo, se você for esperar para comer depois, quando você chegar pode ser que você pegue uma fatia menor dele ou nem tenha mais bolo.

Esse erro em vendas online é uma compilação de todos os erros e talvez até o pior.

Agora, reflita: a maneira que você está na Internet agora está te trazendo bons clientes? Com bons eu digo aqueles que realmente compram o seu produto e serviço. Se não, talvez, você não esteja na internet da maneira correta.

Seria bom ter mais e melhores clientes vindo da internet? Seria bom para você descomplicar isso? Eu tenho certeza que você já viu centenas de conteúdos e informações aleatórias. Seria bom para você ter um passo a passo que descomplica todos esses assuntos, não é mesmo?

Por isso eu criei o Protocolo de Vendas Online, um guia para fazer você finalmente parar de patinar e alcançar bons resultados com a minha ajuda. Simples e direto ao ponto no que você tem que fazer.
Clique aqui para acessar.

#VamosComTudo